10 de out de 2011

Como planejar o quarto do bebê


É fundamental planejar o quartinho do bebê ANTES do nascimento, pois assim, os pais já irão se familiarizando com a ideia de ter um novo integrante na família e o bebê já terá o primeiro contato com o seu "espaço" para ir se adaptando ao cheiro, cores, enfim ir se acostumando com o seu novo ambiente!!
Antes dos dois meses, o bebê não apenas pode, mas DEVE dormir no quarto dos pais, pois seguramente, necessitará da ajuda da mamãe e do papai a todo instante!!
Após esse período, já é aconselhável deixar o bebê dormir em seu próprio quarto, para evitar rejeição tardia no sentido de "ter medo de dormir sozinho". Mas, claro, a mamãe e o papai devem estar sempre atentos no caso de alguma emergência!!
Aqui vão algumas dicas para facilitar na hora do planejamento do quarto do bebê...não adianta escolher somente o que você acha bonito, tem que ser funcional e não proporcionar nenhum perigo ao bebê!!
PAREDES: dê preferência as cores claras e suaves, um rosa ou azul clarinho, por exemplo, pois dão sensação de relaxamento. Evite as cores berrantes, pois estressa o bebê. Nunca use o vermelho, pois é uma cor muito agitada, estimulante e agressiva. Evite também o branco, pois não estimula os sentidos do bebê.

MÓVEIS E ACESSÓRIOS: coloque só o necessário, para facilitar a circulação e evitar o acúmulo de poeira. As cores chamativas devem estar em cortinas, cadeiras ou em outros detalhes. A visão do bebê nasce muito restrita, e temos que ir estimulando aos poucos! Evite bichinhos de pelúcia, prefiram os de plástico, que possam ser lavados e sejam atóxicos e, claro, que não soltem peças que possam ser engolidas pelo bebê!
 
TAPETES: não é aconselhável o uso de tapetes, para evitar poeira e acidentes. Mas, caso faça questão, prefira os laváveis e antiderrapantes!

ILUMINAÇÃO: coloque um dimer para controlar a iluminação do quarto. É importante deixar uma luzinha suave acesa para a vigilância dos pais e para o bebê se sentir mais seguro e relaxado!

BERÇO:  escolha um colchão de espuma, forrado de tecido (não use forro plástico no berço).
Prefira o berço com duas alturas ou de grade móvel. Isso facilita o manuseio do bebê nos primeiros meses. Escolha um berço com grades arredondadas e que tenham no máximo 8 cm de separação entre uma grade e outra, para evitar acidentes. Se possível, adquira a cama com o auxiliar por baixo. Enquanto a criança é pequena, o auxiliar serve como baú para os brinquedos.Quando crescer, é usado para receber os coleguinhas que forem dormir. A hora certa do bebê deixar de usar berço é quando ele conseguir apoiar os braços sobre a grade.

LENÇÓIS: prefira os de algodão, sem muitos bordados para facilitar a lavagem e não irrita o bebê!

COLCHÃO: veja se o colchão encaixa certinho com o berço, para evitar que sobre espaço vazio, onde o bebê possa prender a mão! Se possível, escolha enchimento antialérgico!

TRAVESSEIRO: até os dois anos de idade, o  bebê não necessita travesseiro. Mas providencie almofadinhas para colocar na lateral do berço. Previne acidentes e ajudam na decoração!

CÔMODA: escolha sempre uma cômoda que seja apropriada a altura da MÃE, nunca para crianças!!

POLTRONA: Escolha uma poltrona confortável para amamentar. A mamãe deve conseguir encostar a planta dos pés no chão e as costas inteiras no encosto e deve ter apoios para os braços para que ajudem a segurar o bebê. O canto para amamentação deve ter uma iluminação suave e uma mesinha ao lado da poltrona para que a mãe possa colocar alguns objetos, como jarro e copo com água (amamentar dá sede).

VENTILAÇÃO: evite o uso de ventiladores e ar-condicionado diretamente no bebê. Se fizer muito calor, prefira ventilador de teto na função de exaustor!


2 comentários:

  1. esta muito bom , gostei das dicas ,o Fábio esta encantado com tudo que vc esta fazendo heheheh ...beijos e sucesso ...

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelo blog! Só uma correção: a distância entre as grades do berço segundo a sociedade brasileira de pediatria deve se de no máximo 6,5cm para que o bebê não consiga colocar a cabeça, ok?!! Abraço! Gabi

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!