11 de out de 2011

Dicas para escolher o nome do bebê

Para algumas mamães e papais a escolha do nome do bebê pode resultar muito fácil, pois ambos já têm em mente o nome favorito, ou queiram fazer uma homenagem à alguém da família e assim vai. Porém, para alguns casais resultam em uma dificuldade enorme!!!
O nome tem que ser uma escolha muito bem feita, pois é a primeira propriedade que seu filho irá receber!!...é a partir dele que somos reconhecidos na lista de chamada e, provavelmente, é a partir dele que teremos os nossos apelidos!!
Por isso, temos que pensar muito bem antes de dar qualquer nome, pois a vergonha, piadinhas ou rejeição do seu filho pode surgir daí!!
Aqui vão algumas dicas para ajudar na hora da escolha, espero que seja útil para aquelas mamães que ainda estão indecisas e quem tiver alguma ideia diferente, poste para podermos compartilhar!!

  • O bom nome é aquele que possui uma agradável sonoridade, que seja fácil de escrever e lembrar. Na dúvida, fique com o simples!!...um bom exercício é fingir uma conversa e pronunciar várias vezes o nome em questão, assim você comprova se o nome cai bem ou não!
  • Pense que o nome deve proporcionar um bem-estar quando ouvido, e que não seja escolhido somente por caprichos dos pais. O seu filho deve se sentir bem com o nome escolhido!
  • Para alguns, o nome é como um talismã, motivo de sorte na vida. Nessa hora, vale tudo!!...e quem acredita em exoterismo vale a pena ver o significado dos nomes ou também, a numerologia....em caso de empate, é uma boa opção..por exemplo, se tiver em dúvida entre Carolina e Mariana, veja o significado de cada um e escolha o que você mais goste!
  • Cuidado com os modismos, pois o nome é uma escolha muito séria!...pense muito bem antes de dar um nome em outro idioma, às vezes, a pronúncia não soa tão bem como a escrita!
  • Muito cuidado com as homenagens de artistas, personagens de novelas, líderes políticos....não sabemos o dia de amanhã, talvez o seu filho que odeie futebol, não goste de ser chamado de Romário!
  • As junções de nomes também são muito importantes!...pense bem em juntar José com Andréia, a sua filha pode não gostar em ser chamada de Josicléia!!
  • Quando o nome for composto, busque sempre um básico para acompanhar um forte. Dois nomes fortes não soam muito bem e, na maioria dos casos, um acaba sendo esquecido!...no meu caso por exemplo, a maioria das pessoas me chamam pelo meu nome, Ana Paula...já o meu marido, Renato Augusto, praticamente todos o chamam somente de Renato, ou nem sabem que ele se chama assim, aposentando definitivamente o segundo nome!

Espero que seja útil para as mamães indecisas!!
Pensem muito bem antes de dar o nome ao seu bebê e sempre pense como você se sentiria se chamasse assim!!
:)

2 comentários:

  1. Fabio Roberto, Renato Augusto e Victor Antonio ,excelente escolha vc não acha. heheheh

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!