4 de out de 2011

O Parto Humanizado


Bom dia futuras mamães!
Hoje vou falar um pouquinho sobre o Parto Humanizado, particularmente sou totalmente a favor do Parto Normal, a não ser que haja uma complicação, nesse caso a cesárea é a solução!
O Parto Humanizado sempre existiu, embora tenha tido essa denominação há pouco tempo...nele, o vínculo entre mãe, pai e bebê é o principal protagonista!
A futura mamãe poderá escolher onde, como e com quem terá o bebê...atualmente, existe clínicas específicas para isso, com piscinas térmicas, hidromassagem, enfim tudo para que a mamãe possa se sentir confortável para o Parto. Mas o Parto Humanizado vai além disso, ou seja, não há lugar melhor e mais familiar para o futuro membro da família chegar como a nossa casa!...isso mesmo, a Gisele Bündchen, por exemplo, teve o seu bebê na banheira da sua casa, acompanhada do marido, mãe e uma parteira! Segundo relatos dela mesma para uma reportagem do Fantástico, ela se preparou muito durante a gestação, praticava Yoga e Meditação, por isso estava muito centrada na hora do Parto!...o Parto durou 8 horas, o bebê não chorou e não saiu do colo da mamãe!!
Após o Parto, o primeiro contato do bebê é com a mãe, ao contrário da cesárea, na qual o bebê tem que ser aspirado e passa por várias mãos de médicos e enfermeiras antes de ser colocado em contato com a mãe!
O risco de hemorragias e infecção hospitalária também é muito menor que em uma cesárea, sem contar o pós-parto, a mamãe no dia seguinte está realizando as atividades normais do dia-a-dia, pode ter um pouquinho de cólica, por causa da contração do útero, mas nada se compara a dor do pós-operatório da cesárea!!!
Os maiores medos das mamães acredito que seja a episiotomia (o temeroso corte) e as dores do parto....mas alegrem-se!...pois atualmente, já não são quase realizadas as episiotomias, foram reduzidas significativamente o seu uso, porém não é um bicho de sete cabeças, é um pequeno corte que facilita na saída do bebê, a cicatrização é rápida e os pontos caem sozinhos e, muito importante, não interfere em nada nas relações sexuais!!....No meu ponto de vista, mais vale ter uma cicatriz minúscula em um lugar que não se vê, que ter uma cicatriz relativamente grande na barriga que pode acarretar uma série de complicações durante o período de cicatrização!!
E quanto as dores do Parto, já existe o Parto Normal com anestesia!!!...Sim, nossos sonhos foram feitos realidade!!...Nesse caso, o médico irá indicar qual o melhor momento para administrá-la, mas normalmente, se administra quando a mamãe já possui 3 ou 4 centímetros de dilatação e não acarreta nenhuma complicação para a mãe nem para o bebê!
Mas, para as mamães que queiram fazer cesárea, saibam que o importante é se sentir segura na hora do bebê chegar, e independentemente da forma que ele chegará, o essencial é que ele venha cheio de saúde!!
Logo logo postarei algumas formas de Parto Humanizado, quem sabe vocês se animam??...rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!