6 de nov de 2011

Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez?

Com certeza todo mundo já ouviu falar que tomar pílula durante muito tempo sem interrupção pode prejudicar a fertilidade da mulher, dificultando assim a gestação.
Mas será que isso é realmente verdade?


Segundo a ginecologista e obstetra Dr. Ana Regina Elmec não passa de um MITO. Tudo depende do organismo de cada mulher. Existem mulheres que engravidam no mês seguinte, enquanto outras demoram uns meses a mais. Normalmente, o período para engravidar após o término do uso da pílula são de 30 a 60 dias.
A pílula atua a nível de ovário (impede que o óvulo amadureça) e não a nível uterino. Portanto, aquela ideia que a pílula deixa o útero preguiçoso é FALSA.
Masss, por via das dúvidas, recomenda-se dar uma pausa de 2 meses a cada 12 tomando a pílula. Esse descanso é apenas para o organismo fazer uma "limpeza" e detectar cólicas, TPM e fluxo natural do seu corpo, fatores que são alterados com o uso do medicamento.
Lembre-se sempre que pílula também é medicamento e precisa de indicação médica, pois existem inúmeros tipos e só o seu gine pode indicar o melhor e mais indicado pra você!

Bjo e bom domingo!!
:)

2 comentários:

  1. Oi Ana,
    Eu usei pílula por muuuuitos anos mesmo, tipo uns 10 anos seguidos e ainda por cima usei o Implanon que é um anticoncepcional que fica implantado sob a pele e solta o hormônio direto na corrente sanguinea. Tirei em novembro de 2009 e engravidei em julho de 2010, sendo que eu nem estava planejando, foi só um descuido e pronto! Estava grávida! haha.
    Não caiam nessa de que quem toma muito tempo anticoncepcional demora para engravidar...rs. Senão você pode ser a próxima gravidinha do pedaço...haha.
    Bjinhus,
    Nathy.

    ResponderExcluir
  2. Jura Nathy??...eu sempre ouvi falar que dificultava, mas pelo visto não passa de um mito mesmo!!...rs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!