03/01/2012

Benefícios da Semente Chia

Olá futuras mamys!!
Alguém conhece uma sementinha chamada CHIA?
Eu a conheci recentemente quando fui comprar pão integral e vi essa super novidade, a semente chia!


Ali dizia que era super saudável e rica em ômega 3...busquei mais informações sobre a tal sementinha e, realmente, ela é fantástica, possui milhares de benefícios para a saúde e claro,ótimo para as gestantes, lactantes e para as mamães que queiram voltar ao peso normal de forma saudável e natural!
Entre os principais componentes está o ômega 3, fibras, cálcio, magnésio e proteína.
A vantagem das fibras da casca da chia é proporcionar sensação de saciedade. Quando entram em contato com a água, essas fibras formam uma espécie de gelatina excelente para o intestino, pois ajuda a regulá-lo e potencializa a absorção de nutrientes. Essa gelatina retarda a nossa vontade de comer por ocupar espaço no nosso estômago.
Mas não é apenas para as mamães que queiram perder peso, a chia é rica em ômega 3, importantíssimo para regular os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
A poderosa semente possui:
2 vezes mais potássio que a banana
3 vezes mais ferro que o espinafre
6 vezes mais cálcio que o leite integral
8 vezes mais ômega 3 que o salmão
15 vezes mais magnésio que o brócolis

Como consumir:
Pra quem não conhece a semente de chia é parecida com alpiste, quando entra em contato com a água ela aumenta 12 vezes o seu tamanho, fica parecida com "SAGU", e não possui gosto algum.
Pode ser consumida pura em cima de frutas, sucos, saladas, iogurtes...o ideal para quem quer perder peso é consumir uma colher de sopa 30 minutos antes das refeições.

A semente chia não possui contra-indicações, por isso as futuras mamães podem consumir com segurança e tranquilidade, mas sempre é bom perguntar ao seu obstetra,ok?
Para as gestantes é indicada para prevenir a pressão alta durante a gestação e depressão pós-parto. Indispensável para o desenvolvimento visual e neurológico do feto, no sistema imunológico e no desenvolvimento psicomotor do recém-nascido.
Para os adultos em geral ajuda a reduzir o colesterol e prevenir enfermidades cardiovasculares,  problemas de obesidade, depressão, diabetes, melhora a concentração, baixa a pressão arterial, melhora a saúde do cólon e do intestino, diminui o refluxo gastro-esofágico e azia e, por último, ajuda a perder peso de forma saudável!

Nossaaaa quantos benefícios!!
Eu, meu marido e minha sogra começamos hoje a dieta com chia, pra perder os quilinhos a mais que ganhamos nas festas de final de ano, realmente, não tem gosto de nada, eu misturo na salada de frutas, no suco e no iogurte, fica até gostosinho morder as sementinhas!...rs

Espero que gostem da dica, quem souber mais receitinhas com chia, compartilhem!!!
Bjoo!!!
:)




2 comentários:

  1. Nossa, que maravilha!!! Vlw por ter compartilhado =)

    ResponderExcluir
  2. Maravilha adorei seu blog vo entra sempre p ve dicas..e stou querendo engravidar e vai me ajudar muito... tb comecei hj minha dieta com chia etb tomao tds os dia s1 capsula de omega 3 e voleti com exercicios tds os dias ja que fiquei 2 memses parada... bj

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!