23 de nov de 2012

É hora de mamar, a importância do aleitamento materno

Olá mammys!!

A Sophi me deu uma trégua pra escrever aqui no blog...rs
Quem já é mãe sabe que o primeiro mês em especial requer dedicação total, pois toda hora é hora de mamar, ou trocar fraldas, ou dar banho, e o tempinho livre que temos, queremos DORMIR!
Mas de maneira nenhuma estou reclamando, é tudo muito recompensador, não me importo de acordar de madrugada e ficar olhando pra ela pra ver se está tudo bem, cada mexidinha dela é importante pra eu ter certeza que ela está bem!
:)
Sim, estou boba, né?...mas quem não fica com esse anjinho ao seu lado?


Bom, o tema de hoje é o aleitamento materno!!

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o ideal é amamentar exclusivamente até os 6 primeiros meses de vida, após esse tempo, continuar com o aleitamento, porém começando a introduzir a alimentação complementária ( sucos de fruta, papinhas de verduras, frutas, chá, água..)....o seu pediatra irá orientar a dieta para esta fase...até quando amamentar?...o ideal seria até os 2 anos de idade, mas o essencial são os 6 primeiros meses, depois disso dependerá de mãe pra mãe...

O leite materno é o THE BEST para o seu filhote, esqueça os mitos de leite fraco, isso não existe, toda mãe possui o leite ideal para o seu bebê, nele contém todos os anticorpos, vitaminas e nutrientes necessários para ele se desenvolver de forma saudável!

Sem contar o vínculo mãe- bebê que é formado nesse momento, o contato pele a pele, o cheiro da mãe, o olhar de ternura e carinhos trocados na hora de mamar, eu AMO dar de mamá para a Sophi, ela fica calminha calminha, parece um anjinho mamando...rs

Confesso que no início foi um pouco difícil, pois a Sophi nasceu de 37 semanas, e querendo ou não 1 semaninha que nasce antes já faz uma grande diferença, ela não tinha muita "força"para sugar o colostro...aliás, todas sabem o que é o colostro??

O colostro é um líquido amarelado produzido nos primeiros dias após o parto, ele é mais denso que o leite e contém grande quantidade de gordura e anticorpos super importantes nos primeiros dias de vida do bebê. O leite maduro vem em média de 5 a 7 dias após o parto, é o chamado "apojadura"ou popularmente falando, é a "descida do leite", você notará claramente esta descida, os meus seios triplicaram o tamanho da noite para o dia, eles ficam mais duros e tensos!

Voltando...a Sophi não tinha muita força para sugar o colostro, por isso tive que ter muita paciência com ela para ensinar a pega correta para mamar, que é boca de peixinho, barriga com barriga e a sugada tem que ser eficiente, senão o bebê pode fazer seu mamilo de chupeta...rs
Outra dica importante é sempre revezar os seios na hora de amamentar, lembrando sempre de esvaziar completamente um seio antes de dar o outro, assim você estará evitando que o leite "empedre" e também estará facilitando que seu bebê mame todas as "fases"do leite, porque no início da mamada o leite é mais aguadinho, contém bastante quantidade de água, já no final da mamada, contém mais quantidade de gordura, necessária para o bebê crescer e engordar, por isso antes de trocar tenha certeza que você esvaziou bem um seio!!

No início tive que complementar com leite de fórmula ( Aptamil), sempre no copinho, nunca em chuquinha ou mamadeira, pois bico artificial favorece o desmame precoce!...

Mas já alguns dias depois ela já estava mamando que é uma beleza!!...agora é só alegria, parece um relojinho, a cada 2 ou 3 horas lá está ela fazendo biquinho procurando o meu peito para mamar!...:)

Ainda não sei até quando pretendo amamentar, mas uma coisa tenho certeza, é a coisa mais deliciosa e linda do mundo, AMO AMO AMO!

Deixo algumas fotinhas para incentivar as mamães a amamentarem, é a saúde do seu bebê que está em jogo!!

Beijos, Aninha!
:)




E mais uma vez agradeço por todas mensagens lindas que recebi, é muito bom receber o carinho de vocês e saber que a minha Sophi já é tão amada por todos!!

Muito obrigada!!

:)


13 comentários:

  1. Olá Aninha!
    Estamos muito feliz em saber que a sua princesinha já nasceu! Li o relato do seu parto e não poderia ter outra palvra pra descreve que não fosse FELICIDADE!
    Desejamos que a cada dia você seja abençoada pela vida dela e que sua família tenha cada dia mais alegrias e sorrisos!

    Grande beijo de toda nossa equipe!

    ResponderExcluir
  2. meu Deus com ela é uma PRINCESAAAAAA!!!!
    muito linda mesmo!!!
    e parabéns pela iniciativa de amamentar... quero poder dar o leite para o Pedrinho até o final!!

    bjs

    www.aminhagravidezs2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Aninha!
    Sua princesa está linda!!!
    Sempre leio suas dicas aqui no blog... parabéns pelo trabalho!!!
    Minha princesa está para chegar e queria saber qual o modelo do copinho que usou para dar a fórmula à Sophi... Também não gostaria de usar mamdeira ou chuquinha...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!!

      No hospital eles utilizam aquele copinho plástico de café, sabe?
      Mas em casa eu utilizei copo de dose de wisk, é pequenininho e não tem aquela bordinha que pode machucar a boca do bebê que os de plástico contém!

      Beijos e que seja muito bem vinda a sua princesa!

      Excluir
  4. Oi Aninha, parabéns, sua filha é linda!
    Vim contestar uma coisa que vc colocou e que ouvi e li muito na gravidez: existe leite fraco sim, ou que não seja suficiente. Eu lutei contra isso e minha filha perdeu muito peso na primeira semana de vida porque não quis dar complemento. A pediatra me confortou e hoje minha filha, com 2 meses, está crescendo linda e saudável. Tenho poquíssimo leite, mesmo ela sugando de 2 em 2 horas,e por isso complemento com a mesma fórmula que a sua.
    Uso a mamadeira da Avent, e minha filha não deixou de querer meu peito, mesmo meu leite não sendo suficiente para ela.
    Falo sobre isso no meu blog.
    Bjos, e muita saúde para vcs duas!

    www.mundodaanaelisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Aninha, eu achei super legal o seu post sobre o nascimento de sua filha, parabens ela é perfeita!!!! rs
    agora me diz uma coisa, nunca tinha ouvido falar sobre parto normal com analgesia, neste caso, na hora do parto o medico faz aquele famoso "pique" na regiao vaginal para faciliar a saida do bebe?
    bjusss Laurinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laurinha, logo logo farei um post falando um pouquinho mais sobre a episiotomia, este famoso pique que vc comentou...
      a episio não tem nada a ver com a analgesia, ela só é feita quando o parto está um pouco difícil de acontecer e para facilitar a saída do bebê os médicos fazem este pequeno corte lateral, mas é coisa pequena, 4 ou 5 pontinhos e nada mais....a cicatrização é rápida e não requer nenhum problema para a vida sexual da mulher...

      Excluir
    2. obrigada pela resposta... adorei o seu post, escreva mais pra nós...rs e que Deus abençoe a sua linda familia... adoramos a Sophie!!!

      Excluir
  6. Aninha por favor nos dê mais dicas sobre amamentação!!! Vc preparou os bicos, usou aquelas conchas que preparam e depois do nascimento?! Precisou recorrer ao bico de silicone ou pomada seus seios feriram?! Como dava o leite no copinho e como fazia para a baby não engasgar?Tenho tanto medo! E quando o leite desceu mesmo não teve febre, não empedrou como fez para isso não acontecer? explica tim-tim por tim-tim pra nós?!
    beijocas
    Val e Gui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantas coisas importantes que falar né Valquíria, mas pode deixar que farei este post falando sobre todas as dicas de amamentação!
      Beijos!!

      Excluir
  7. Ah obrigada Aninha vou ficar esperando o seu post então! Ah outra coisa, acho lindo o nome que vc escolheu, já faz mais ou menos 1 ano que assisti um filme chamado JUNTOS PELO O ACASO e no filme tem uma bebê linda chamada Sophie na hora me apaixonei pelo nome e pensei nesse nome quando tivesse uma filha vc chegou a cogitar o nome Sophie com a letra "E" no fim ou já escolheu Sophi de primeira?!
    beijos e até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valquíria....então o nome Sophi foi uma escolha conjunta com o meu marido, ambos gostávamos deste nome, e mesmo que fosse escrito com e no final Sophie se pronuncia como se o E nao existisse, por isso, decidimos por Sophi....rsrs
      :)

      Excluir
  8. Ah legal!!! Obrigada pela resposta vc sempre muuito atenciosa!beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!