18 de nov de 2012

O nascimento da Sophi - Parto Normal com Analgesia

Olá futuras mammys!!!

Eu já não sou uma futura mamãe, já sou uma mamãe de primeira viagem de carteirinha!
A minha lindinha não aguentou esperar as 40 semanas e já deu o seu ar da graça com apenas 37 semanas!!
Por isso dei uma sumida no blog, mas agora espero relatar todo o sentimento, todas as emoções e experiências que vivi durante estes dias, desde já antecipo, AMO SER MÃE!

Tudo começou na madrugada do dia 12, durante a noite levantei para fazer xixi (o que é de rotina nos últimos meses...rs) e percebi que minha cama estava com uns pinguinhos, pensei que fosse xixi, na hora nem me preocupei, pois eram apenas uns pinguinhos, voltei a dormir e meia hora depois, me senti novamente molhada, mas desta vez em grande quantidade, parecia que tinha feito xixi na cama, porém o líquido extravasado não tinha cheiro nem cor.....na hora veio em minha cabeça: será que rompeu minha bolsa??
Estava em dúvida, pois pensava que o líquido da bolsa possuia cheiro forte como de água sanitária, e o meu não cheirava nada....como era as 4 da madrugada, e eu não sentia dor e não apresentava nenhum sinal de trabalho de parto, voltei a dormir, e esperei das 8 horas da manhã para ligar para o meu médico!
Sim...sou super tranquila, vocês devem estar pensando, mas nessas horas não tem porquê entrar em desespero, a tranquilidade é a melhor coisa, e como eu não estava sentindo dor, não me desesperei!

Chegando ao consultório, fui examinada e o médico confirmou, minha bolsa tinha rompido, porém havia rompido alta, por isso o líquido extravasado não era tão intenso...saí do consultório com a guia de internação, mas antes passei em casa, almocei, terminei de arrumar a minha mala, tomei um banho e fui...frio na barriga?...um pouco, mas acima de tudo tranquila, pois sabia que tudo ia sair bem!

Fui internada as 13:00 do dia 12, segunda-feira, minha bolsa estava rota, porém eu não apresentava nenhum sintoma clínico de trabalho de parto, não tinha contração....esperamos até as 20:00 para ver se eu entrava em trabalho de parto espontaneamente, mas isso não ocorreu, por isso, tivemos que induzir o parto, com ocitocina (um hormônio que induz as contrações), meia hora após ser aplicado já comecei a sentir as dores e as contrações começaram suavemente....como relatar a dor?...inexplicável, só sentindo pra saber, é uma mistura de cólica com pontada, enfim, não sei explicar!...:)

A bola de pilates é uma ótima opção para aliviar as dores das contrações e estimula o trabalho de parto!

As dores começaram suaves e foram aumentando com o passar do tempo, eu tentei aguentar até onde meu limite conseguiu, eram 01:30 da manhã e eu estava com 5 cm de dilatação, foi o momento em que pedi analgesia...realmente, isso foi a melhor descoberta de todos os tempos, "parto normal com analgesia", não possui risco algum para o bebê, não interfere nas contrações e tira as dores!!...sim, 15 minutos após ser aplicada a anestesia ( raqui e epidural) já sentia minhas pernas formigarem, e já não sentia mais dor, é um alívio muito grande que até dormi...rs

Meu médico, Dr Gustavo Vitorino, um excelente profissional, acompanhou durante toda a noite o meu trabalho de parto, e quando eram 5:00 da manhã eu já estava com 9 cm de dilatação, mais 2 horinhas e completei os tão esperados 10 cm de dilatação, nesta hora me levaram para a sala de parto e 40 minutos depois a Sophi nasceu!!

Fácil?...não, porém recompensador, no momento expulsivo a anestesia já estava fraquinha, senti as últimas contrações, porém não tão dolorosas como se não estivesse tomado a analgesia, na hora H a força junto com a contração faz a diferença, fazer força na hora e no lugar certo, por isso o pilates é tão importante para quem quer parto normal, pois fortalece o períneo, músculo utilizado para fazer a "força"do nascimento!

A Sophi nasceu com uma circular de cordão, porém não prejudicou em nada seu nascimento, nasceu com APGAR 10, uma escala de 0 a 10 que verifica o bem estar do bebê, avalia a respiração, frequência cardíaca, movimentos reflexos, cor, choro...enfim, minha Sophi nasceu super bem!!

Sophi nasceu com 3,03 kg e 48 cm
"amor inexplicável"


Todo parto deve ser humanizado e o contato mãe e filho deve ser no primeiro momento, a Sophi foi colocada em meu peito e ali permaneceu até a expulsão da placenta, mais ou menos, 15 minutos depois....é uma sensação INEXPLICÁVEL, sem dúvida a melhor do mundo!

Em seguida, a Sophi foi levada para tomar o seu primeiro banho e tomar as primeiras vacinas e eu fui para o quarto, pois minhas pernas estavam ainda com um pouquinho de dormência, devido o efeito anestésico, porém 3 horas depois já estava ótima, tomei banho sozinha, dei de mamar para a Sophi, recebi as visitas, enfim, já estava pronta pra outra...rsrs



Bom mammys, este é o meu primeiro dos muitos posts especiais que virão, estou amando ser mãe, é um amor inexplicável, estou boba, não paro de olhar para o rostinho dela e ver tamanha perfeição!



Ahh já estava esquecendo de relatar a parte mais emocionante do parto: meu marido estava viajando, ele foi para Bogotá a trabalho um dia antes, e não tinha como e nem tempo dele voltar a tempo de ver o parto, ficamos tristes no começo, mas entendemos que a vida nos leva a determinadas circunstâncias, ele não estava presente fisicamente, porém não me deixou sozinha um minuto sequer, durante todo o trabalho de parto ele estava me apoiando pela web cam, graças a tecnologia ele participou de tudo, mesmo estando longe, só não acompanhou dentro da sala de parto, porque é proibido, mas o primeiro banho, as vacinas ele pode ver pela camêra, super emocionante, todos do hospital ficaram emocionados!!

Eu contratei uma empresa que filmou o parto, logo logo ele estará disponível aqui no blog, aguardem, eu também estou ansiosa para vê-lo!!

Acompanhem o blog, tenho certeza que minha experiência servirá de apoio para aquelas futuras mamães que temem o parto normal, não é bicho de sete cabeças, pelo contrário, é a melhor sensação vivida por uma mulher-mãe!



Beijos,
Aninha!

PS: quem me acompanha no instagram sabe que todos os dias eu posto fotos da minha princesinha Sophi, mas pra quem não tem, dá pra ver as fotos clicando aqui ao lado na barra lateral em "Meu Instagram"!!


26 comentários:

  1. ana paula sempre muito dedicada em tudo que faz, e como não podia ser diferente tudo perfeito, o blog a bonequinha a família enfim... tudo que vc coloca a mão fica perfeito. Parabéns por essa nova etapa da sua vida que sem dúvida nenhuma vai ser a melhor.

    ResponderExcluir
  2. Aninha parabéns pela sua linda Sophi!!!
    Quando vi sua atualização no face, vim correndo ler seu post....
    Tento preferência pelo parto normal, e lendo sua experiência, sinto mais força e vontade de tentar esse tipo de parto, um tanto "polêmico"....

    bjos pra duas

    ResponderExcluir
  3. Super instrutivo e incentivador seu depoimento, além de emocionante.
    Esse post veio para desmistificar a história de que parto normal é muito dolorido e impossível de se fazer.
    A Sophi é linda!
    Parabéns Aninha, você é uma pessoa especial e guerreira.
    Bjus mil

    ResponderExcluir
  4. é a maior alegria do mundo ser tia e estou muito orgulhosa pela coragem e a força que a minha irma demonstrou! parabéns, e quero ter a minha sobrinha no colo logo logo! :) fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  5. parabéns!!! Que linda! Deus abeencoe! Minha filha fez 30 dias! Nasceu de 37 semanas tbm! beijoos Bárbara

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Aninha... A Sophi é muito linda. INSPIRADORA COM CERTEZA A SUA HISTÓRIA! Quero muito um parto normal.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Aninhaaaa..Sophi é linda, e vc foi demais.....eu sei o que é este sentimento, pois Elis nasceu de parto NATURAL, pois não deu tempo de tomar a analgesia, mas não me arrependo e RECOMENDO, pois mesmo prematura, eu tive o 1o contato com ela,foi mágico, e ajudou muito na respiração dela...Elis teve apgar 8/9.....

    Que Deus abençoe esta vida, e como mãe te digo, somos guerreiras !

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! A Sophi é linda! Que ela e toda a sua família seja abençoada por Deus! Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber que foi parto natural. Sou muito a favor da ideia e procuro saber das experiências. Parabéns, mais uma vez!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ela é linda DEMAIS!!!!! Muita saude...
    que encha seu mundo de alegria... acompanho o blog faz teempo!!!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Parabéns mamãe . Sophi é liinda !
    Ela foi igual a meu pequeno , nasceu antes do tempo , mas tive que ser cesario .:DDD
    É MUITO BOM SER MAE , EU FICO TODA HORA OLHANDO O ROSTINHO DO MEU PEQUENO !
    Agora vamos acompanhar a mãe e a filha na moda !
    Beijos , e felicidades com essa princesinha !

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela bebê e pela coragem do parto normal!
    infelizmente não sou tão corajosa assim.
    Como está sendo a recuperação pós-parto ?

    Fiquem com Deus!
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá futuras mammys!!

    Não sei nem como agradecer as lindas palavras e desejos de felicidades que tenho recebido!!
    Realmente a Sophi é linda (mãe coruja) e está cada dia mais linda...rs

    Deixo um OBRIGADA a todas vocês e desejo toda felicidade que estou sentindo para cada uma!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Aninhaa!! Parabéns para você e para Sophi, que veio ao mundo de forma tão tranquila graças à mamãe dela!!! Vou adorar ler sobre os primeiros meses da Sophi e relembrar o - não tão distante, porque Luquinha ainda tem 11 meses - início desta fase que muda para sempre nossas vidas! Um beijo grande para vcs!!!

    ResponderExcluir
  15. Ana,
    Sou leitora do seu blog e fiquei impressionada com a sua calma, especialmente depois de ler a parte que seu marido estava viajando. Com certeza esse post é importantíssimo e ajuda a desmistificar um pouco esse temor que muita gente tem com relação ao parto normal. Estou com 34 semanas e desejo ter a sorte de ter o meu filho da maneira mais natural possível. Parabéns e a Sophi é realmente linda. Já tinha corujado a pequena pelo Instagram! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabeens aninha muito linda a Sophi
    e realmente ser mae e um sentimento unico neh
    eu tive a mari a dois meeses e dezesseis dias atras
    mais e um sentimento sem esplicaçao mais eu nao tive a coragem do parto normal eu optei pela cesaria
    e eu vi que vc tava bem tranquila quando recebeu a Sophi
    menina eu fiquei tao emocionada que so consegui fala pra ela assim:
    -Seja Bem Vinda Ao Mundo Minha Filha.
    ai começei a chora de tanta emoçao

    mais ser mae e muito gratificante
    vc vai ver a hora qe tiver 2 meses igual a mari que vc conversa e ela sorri pra vc e uma coisa inesplicavel
    um amor
    INCONDICIONAL


    beiijos
    Lais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um amor incondicional Lais!!

      Parabéns!!

      Beijos!

      Excluir
  17. Oi Ana, Parabéns por essa nova etapa de sua vida! você vai descobrir que é a melhor fase para nós mulheres.. Ser mãe é incrível. Estou muito feliz por você e vocês estão lindas, beijo muito...muito...muito grande!!!!

    Luana de Oliveira
    Brasilândia-MS
    lembra de mim? bay

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana, sou super leitora do blog (amo de paixão) e acabei de ler o nascimento da Sophi. Até chorei de emoção! Estou grávida de 27 semanas, tbm de uma menina, a Maria e quero parto normal, estava começando a ficar com um pouco de medo, mas vc me tranquilizou com a sua calma!!!! Parabéns p/ vc e p/ o Renato (estudei com ele em Capão Bonito, há muuuuuito tempo atrás heheheh) desejo a vcs muitas alegrias e que a Sophi seja cada dia mais uma benção nas suas vidas!!! Deus abençoe sempre! Um bjo e um bjinho especial na sua princesinha!
    Suelen Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suelen!!

      Eu super recomendo o parto normal, vc vai ver como é bom!!

      :)
      Beijos!

      Excluir
  19. Parabens Ana!!!Estou de 31 semanas e desde o comeco acompanho seu blog, estou muito anciosa ultimamente e desde o inicio quero parto normal ao saber que voce conseguiu o parto normal e a maneira como tranquiliza as mamaes de primeira viagem como eu hehehe foi otimoo ler sobre essa experiencia, quero muito conseguir o parto normal tambem.Voce vai fazer alguma dieta ou algum exercicio depois de ter passado pelos dias de repouso?Nos passe algumas dicas se for ando lendo muito e me preocupo com o corpo adoraria saber sobre a sua experiencia se for fazer algo em relacao a isso!beijos para a familia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cathiucia!!

      Vale muito a pena ter o parto normal, você nao vai se arrepender, pode ter certeza!!
      Estou de repouso durante 45 dias, o nosso organismo necessita desse tempo para voltar ao metabolismo normal, depois pretendo fazer esteira e bicicleta aqui na academia do meu prédio, e quem sabe voltar para a hidroginastica, vai depender da Sophi...rs

      Beijos!!

      :)

      Excluir
    2. Oi Aninha voltei aqui para ler seu relato sobre o parto da Sophi para ver se mê dá uma animada sabe, desde segunda meu médico disse que entrei em trabalho de parto que era apenas aguardar, na terça senti fortes contrações mas me aguentei por que já era noite na manhã de quarta eu já estava sentindo muito mais forte as contrações e fui para o médico e ele disse que eu estava apenas com 2 cm ai ai ai que triste, mas enfim voltei para casa estou até então no aguardo sinto as contrações mas nada regular ainda como meu médico disse o parto normal pode ser lento e sofrido por que nunca ase sabe a hora que o bebê vai nascer neh então estou na espera. Queria saber se quando tu fazia as ecografias eles diziam uma possível data de nascimento? e a ocitocina só pode ser tomada quando a bolsa já estourou? Obrigado li seu recadinho no meu face espero logo logo poder mostrar o rostinho da minha filha vou tirar muitas fotos beijos Cathi

      Excluir
  20. Oi Aninha adorei teu blog, e sobre a analgesia, fui super indicada pelo meu medico, e a recuperação apos o parto foi tranquilo? Sobre analgesia o plano de saúde não cobre sabe me dizer a média de valor deste procedimento anestésico? To ansiosa pela chegada da Luiza :D bjos e um beijao pra Sophi que é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luanda!!
      Que ótimo que seu médico indica t=o parto normal, pois são poucos que o fazem!!
      O meu foi particular também, a parte do anestesista saiu em 1.400 reais, vc mora em que cidade?
      beijos

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!