9 de fev de 2013

Teste da Orelhinha e do Pezinho Ampliado

Olá mammys!!

Hoje fomos a pediatra como de rotina de todos os meses para fazer a puericultura, que nada mais é do que o controle do crescimento e do peso do bebê, é muito importante fazer este acompanhamento, por isso mamães, seja na rede pública ou na particular, não deixem de levar o seu bebê!!
A Sophi está com exatos 2 meses e 26 dias, pesando 5,280gr e medindo 56,5cm....uauuu estamos acima da média, que para esta idade é 5,200gr, estou super feliz, pois venci um obstáculo que muitas mamães vivenciam,o da amamentação, vocês se lembram que a Sophi estava abaixo do peso no primeiro mês?...por isso estou tão feliz em saber que eu e ela superamos as dificuldades e agora estamos em plena sintonia e como resultado são as bochechas gordinhas da minha linda!...detalhe que ela está em aleitamento materno exclusivo, o que comprova que o leite materno sustenta sim o bebê!
:)


Acho legal comentar aqui a respeito do teste da orelhinha e do pezinho ampliado que algumas de vocês me perguntaram...
Ainda na maternidade o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste do pezinho gratuito, que detecta 4 doenças, são elas: fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito, hemoglobinopatias e a fibrose cística, que podem causas sérios danos ao bebê se não forem tratadas. Porém, há outro teste que pode ser feito na rede particular que se chama teste do pezinho ampliado, que compreende uma série de doenças que não são detectadas no teste comum, entre elas a toxoplasmose congênita, hiperplasia adrenal congênita, etc.
Há também o teste do olhinho e do ouvidinho, que dependendo da maternidade, também são feitos no nascimento, no caso da Sophi foi realizado somente o do olhinho, que detecta e previne diversas patologias oculares.
O teste do ouvidinho pode ser realizado preferencialmente até os 3 meses de vida, ele detecta a perda auditiva do bebê. Nesta sexta-feira passada levei a Sophi para fazer tal teste, e por infelicidade nossa não pode ser realizado, porque a Sophi estava super desperta....rsrs...o exame pra quem não sabe tem que ser realizado com o bebê dormindo, é indolor, coloca-se um fone no ouvidinho do bebê e dura mais ou menos 5 minutinhos.
Quarta-feira que vem estaremos lá de novo para tentar realizá-lo, desta vez iremos pela manhã que é o horário que a Sophi costuma dormir, espero que ela não me decepcione...hahaha

Esta é a primeira calça que voltou a servir em mim, FELIZ!!
:)


É isso mammys, depois darei notícias se consegui fazer o exame na Sophi!

Ótimo carnaval a todas!!

Beijos

Aninha!

:)

4 comentários:

  1. Olá aninha que bom que sua bebe esta crescendo e se desenvolvendo bem, a minha filha vai essa semana no pediatra para ver como esta seu peso e o tamanho dela. acompanho sempre seu blog e acho mtu interessante gostaria de te dar uma dica que eu achei mt interessante, me cadastrei no guia do bebe que é um site da uol, e ele me manda email semanalmente e oq eu achei mais interessante é que ele lembra as datas de vacinas. A minha filha esta com dois meses e meio, e ela ja tomou as vacinas do 2 mes, e como gosto de estar informada de td adorei esse site e te recomendo... se vc achar interessante poste em seu blog para as outras leitoras tb!! beijos pra vc e pra sophi ela esta cada dia mais lindinha =D

    ResponderExcluir
  2. Ela tá linda, Aninha...
    Parabéns pela conquista....realmente, amamentar não é fácil, mas com muito carinho e amor, nós conseguimos...

    Que a Sophi continue assim....beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aninha em primeiro lugar agradeço sua visistinha ao meu blog, fiquei muito feliz. Obrigada!!
    Segundo, estou feliz por vcs duas por terem vencido a etapa da amamentação e a filhota estar engordando e ficando cada vez mais corada só com o leitinho da mamãe! Muito importante mesmo esses exame, nos conte tudinho quando conseguir realizar, ok?!
    beijos
    Val e Gui...

    ResponderExcluir
  4. OI muito bonita sua filhinha tudo de bom pra vc e sua familia um belo dia se tiver um tempinho visite o meu bloguinho www.pequenotravesso.bebeblo.co.br e obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!