17 de mai de 2013

6 meses da Sophi

Olá mammys!!

Meu Deus quando penso que minha bonequinha já está com 6 meses dá até um frio na barriga, parece que foi ontem que senti as dores do parto e quando olho pra ela é inacreditável, como o tempo voa!


A Sophi completou no último dia 13 seus 6 meses de vida, um marco muito importante no desenvolvimento, principalmente no desenvolvimento gastrointestinal, pois com esta idade o leite materno já não é suficiente para as necessidades do organismo dela, é necessário iniciar a alimentação complementar....na teoria é muito fácil, mas na prática, ai meu Deus quantas dúvidas!!

Na metade do quinto mês comecei com as frutinhas amassadas e raspadas, segundo orientações da pediatra, e agora com 6 meses completos comecei com a papinha salgada, o meu esquema é o seguinte: de manhã dou a frutinha de café da manhã e complemento com o leite materno, pois a Sophi ainda come muito pouquinho, e no almoço dou a papinha de legumes intercalando com suco de laranja lima, no resto do dia é só leite materno...durante este mês vai ser assim nossa rotina, e a partir do mês que vem iniciamos o jantar....ufa, parece fácil, mas não é, quem é mãe de primeira viagem  como eu sabe como o simples para nós se torna duvidoso, por isso é importante trocarmos informações!!



As frutinhas que estou dando são as doces como mamão, banana maçã, pera, caqui e manga.
Os legumes são batata doce, cenoura, beterraba, mandioquinha salsa e abobrinha. Sempre misturo dois legumes com o caldinho da carne cozida(músculo, pois tem bastante ferro). Para não ficar muito seco cozinho tudo com um fio de azeite e uma pitadinha de sal.

No começo ela rejeitou um pouco, dava até ânsia ao introduzir, mas agora até que ela está tolerando melhor, o melhor de todos e mais bem aceito foi o suco da laranja lima, ela amou!!...mas a paciência tem que ser grande, pois a Sophi não mama na chuquinha, então tenho que dar de colherinha!!

No desenvolvimento psicomotor, ela já senta com apoio e pega os pézinhos com as mãos, dei muita risada ontem quando ela sozinha tirou as meias do pé....rsrs
A interação com a família está cada vez mais dinâmica, ela dá gargalhada e faz até uma manha...rs



É isso mammys!!...vou curtindo cada vez com minha princesa, pois o tempo passa muito rápido!!
Semana que vem estaremos em São Paulo para o casamento de uma prima e aniversário de 1 ano de uma priminha, postaremos as fotos, é claro!!

Beijos, Aninha!!

:)



10 comentários:

  1. Olá Aninha, é a Karin mãe da Maria Lorena...falei com vc esses dias sobre a chupeta não sei se lembra..emfim, sou nutricionista funcional, e tenho um esqueminha para introdução alimentar. Se quiser, me passa seu email q te envio! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karin, claro que me lembro de vc!! Nossa vou adorar se vc me mandar o esqueminha, muito obrigada mesmo!! Meu email é anaibanez.lincoln@gmail.com bjoo grande!!

      Excluir
  2. Vou mandar então! Se tiver dúvidas é só perguntar. Eu recomendo sempre que a introdução seja feita primeiramente pelos alimentos com menor teor de alergenicidade, vc verá isso no esquema. Depois vamos evoluindo conforme a idade do bebê. É importante sempre variar os alimentos, mas lembrar de voltar a oferecer aqueles q ela aparentemente gostou menos, para que vá se habituando ao paladar. Respeite tb o quanto o bebê deseja comer, no começo é bem pouquinho mesmo...até o 1º ano de vida, nada de alimentos com leite de vaca, trigo, milho, peixes e frutos do mar e clara de ovo, etc. São alimentos muito alergênicos! Bem, to mandando a orientação para seu email então! Tenho um blog tb sobre nutrição: www.nutricaofuncionalrv.blogspot.com. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas orientações Karin, serão de muita utilidade, logo logo farei um post sobre isso, e divulgarei o seu blog para as minhas leitoras claro!!....obrigada mesmo, um beijo grande!

      Excluir
  3. Aninha tu quer ir até que mês dando o leite materno para a Sophi?
    E por que tu não dá o suco na chuquinha?

    Sabe que eu comecei com mamão quando a minha filha tinha 3 meses, muito pouco apenas uma colher de sobremesa bem esmagadinho, ela amou comeu de primeira vez todinho e queria mais, muitas pessoas ficaram horrorizadas por dar fruta tão cedo para ela, mas eu primeiramente procurei em vários livros de pediatras, segundo confio na pediatra e vi que não teria problema, afinal qual seria o problema de dar fruta sendo tão nutritiva e ótima para o funcionamento do intestino.
    Enfim cada mãe quer levar do seu jeito neh? Eu gostaria de ter tido leite mais forte para continuar amamentando que eu AMAVA, mas as vezes nosso plano inicial não saí como queremos e temos que nos habituar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cathi, a Sophi rejeita qualquer tipo debico artificial, já tentei dar a chuquinha para ela, mas ela não chupa, ela faz de mordedor...rsrs, por isso a única forma dela tomar suquinho é na colherinha, haja paciencia...hehehe
      Eu pretendo amamentar pelo menos até 1 ano, amo amamentar e ela pelo visto ama o leite materno...rsrsrs
      beijos querida!!
      :)

      Excluir
  4. A fruta, apesar de ser nutritiva, nao deve ser dada para bebês menores de 6 meses porque o sistema digestório deles nao está completamente formado a ponto de digerir bem esse alimento.
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo...acho que o sistema gastrointestinal do bebê é ainda muito imaturo antes dos 6 meses para digerir qualquer tipo de alimento que não seja o leite, mas cada caso é um caso né!
      :)

      Excluir
    2. Mas eu dou a fruta muito esmagadinha para minha filha ela não teria por que ter problema de digerir se é quase liquida a forma como dou a fruta!
      Afinal eu li em vários casos que o brasileiro que tem o verdadeiro preconceito em questão de fruta antes dos 6 meses!
      Realmente acho que cada caso é um caso o importante é criar de maneira certa e com amor minha filha!

      Excluir
    3. Com certeza cathi cada caso é um caso e o importante é criarmos com amor!
      beijo pra vcs!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!