20 de fev de 2015

20 semanas de gestação

Olá mammys!!

É com muita alegria que escrevo sobre a minha 20 semana de gestação!!!
Estou na metade da caminhada, agradeço a Deus por me proporcionar essa imensa benção. Até aqui cheguei e se Deus me permitir, daqui a 20 semanas terei minha outra princesinha em meus braços!!


Na gestação da Sophi escrevia semanalmente sobre as mudanças na gestação, desta vez para não me tornar repetitiva, vou escrever além das mudanças morfológicas fetais, as mudanças que ocorrem em minha rotina, as diferenças entre uma gestação e outra e as expectativas da minha segunda baby girl!
Como todas sabemos, a gestação se completa com 40 semanas, umas adiantam, outras atrasam um pouquinho, portanto, de 36 até 42 semanas, o parto é considerado " a termo", ou seja, dentro do prazo previsto.
A Sophi adiantou um pouquinho, não sei se vocês se lembram, nasceu com 37 semanas, apesar de antecipar 3 semanas, nasceu super bem, com 3,030kg, 37 cm, e APGAR 10( nota dada quando o bebê nasce que avalia condições de respiração e bem estar geral, vai de 0 a 10).
Com 20 semanas, o bebê já possui tamanho e peso considerável, dá até pra sentir os chutinhos na barriga! Eu comecei a sentir semana passada, é uma sensação indescritível, sentir alguém se mexendo dentro de você, é realmente, um milagre de Deus!


Morfologicamente dizendo, já possui todos os órgãos bem desenvolvidos, porém não amadurecidos. Dificilmente um prematuro nesta idade sobreviveria fora do útero. O bebê já engole o líquido amniótico e faz xixi. Sim, ele engole o xixi e assim, o ciclo se torna completo, Isso é bom para o estômago e intestino fetal ir trabalhando e amadurecendo. O mecônio já está se formando dentro do intestino grosso fetal, e ao nascer será o primeiro cocô do bebê! Não se assustem, pois o mecônio tem a cor bem escura, preto igual carvão, porém não tem cheiro!



Para as mamães, nesta idade gestacional, é super hiper importante tomar o suplemento vitamínico e comer muitas fontes de ferro, como feijão, lentilhas, espinafre e brócolis. Pois os glóbulos vermelhos do bebê estão se multiplicando, e a mamãe corre o risco de desenvolver anemia.Por isso, cuidem-se mamães!!!
Com relação a Sophi, estamos em uma nova etapa, a escolinha!!!
Isso será tema de um próximo post, mas já adianto, que ela se adaptou super bem, melhor do que eu imaginava!!


E quanto a irmãzinha, está super carinhosa, conversa e beija minha barriga todos os dias!! Que amor!!!

Bom, mammys, vou ficando por aqui, desejo tudo de melhor para vocês mamães de primeira viagem ou de segunda, terceira, quarta....hahahaha

Fiquem com Deus e se cuidem!
Beijos,


Aninha!
:)

2 comentários:

  1. Aninha a 2° gestação parece que passa ainda mais rápido que a primeira, né?! Afinal já temos tantas tarefas do dia a dia mais o 1° filho que o tempo corre e a gente nem percebe!! Já, já vamos conhecer sua segunda princesinha!!! Que legal que Sophi já vai à escolinha, fez super certo!! Super beijo
    Val, Gui e Léo

    ResponderExcluir
  2. Oii Aninha!!
    E como está a Sophi no geral??
    Foi fácil desfralda-la??
    Vocês se mudaram ne?? Como vai ficar a questão do quarto das babys, elas vão dormir no mesmo quarto ou separadas??
    beijos Cathi

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!