9 de ago de 2016

Papinhas......cozinhando para bebes de 6 a 12 meses

Olá mammys!

Como sabem, participei do curso de papinhas recentemente da Escola de Gastronomia Menu aqui em Londrina, junto com algumas mamães de primeira viagem! O curso foi fantástico e aprendemos muito com a chef Ana Paula!
Vou relatar aqui um pouquinho dos conhecimentos passados durante o curso, tenho certeza que sera de grande utilidade para todas vocês!




A primeira fase da alimentação de uma criança merece atenção especial, pois se trata do primeiro contato com alimentos sólidos, assim estimular o paladar é essencial.
Vamos começar pela escolha dos ingredientes. A qualidade da ,ateria prima vai resultar diretamente na qualidade do preparo e principalmente na saúde do seu bebe, escolha sempre comprar em estabelecimentos que você tenha boas referencias e conheça a procedência, observe principalmente as condições higiênico sanitárias do local.



Grupos de ingredientes para a composição de uma papinha completa




  • 1/2 PRATO DE CARBOIDRATO
  • 1/2 PRATO DE LEGUMES (3 CORES DIFERENTES)
  • 1/2 PRATO DE PROTEÍNA + LEGUMINOSAS
  • FINALIZAR COM A FOLHA VERDE BEM PICADINHA, O CALDINHO DA PROTEÍNA E UM FIO DE AZEITE


1- CARBOIDRATO
Pode ser batata, mandioca, inhame, batata doce, mandioquinha salsa, cará, arroz e macarrão (cabelinho de anjo), que em quantidade representa meio pratinho do bebe, alternar sempre. Para prepara-los ferver em água filtrada ate amolecer totalmente, o arroz pode ser refogado com uma gotinha de óleo de girassol, alho e cebola e deixar ferver ate desmanchar.

2- LEGUMES
Em cada papinha colocar 3 legumes decores diferentes, como abobrinha, cabotiá, brócolis, couve-flor, beterraba, berinjela, cenoura, chuchu, repolho e muitos outros. Em quantidade representa 1/4 do pratinho do bebe. Cozinhar com água filtrada e acrescentar na água um pedaço de cebola e alho, depois de bem cozidos, amassar tudo com um garfo (alguns estudos orientam não passar na peneira, pois as fibras dos alimentos ficam todo na peneira).

3-PROTEÍNA
É importante a presença de uma proteína em todas as proteínas salgadas. Sugerimos inciar com carne bovina, frango, peixe e periodicamente ovo cozido, (liberado por estudos recentes), assim como a carne suína e vísceras, mas essas ultimas sugerimos consultar seu pediatra. A porcão para uma papinha é de aproximadamente 50gr de proteína. Picar bem com a faca a carne ainda crua, que fica praticamente uma carne moída, (pode moer ou processar também) e na panela refogar com uma gota de óleo de girassol, alho e cebola, deixar refogar bem e depois colocar meio copo de água filtrada, deixar ferver bem, depois drenar a carne, o alho e a cebola, colocar na tabua e bater na faca de novo, até ficar bem miudinho. O caldo da carne usar depois para umedecer a papinha no final.

4-LEGUMINOSAS
Alternar entre feijões (carioquinha, branco, preto), lentilha, soja, fava, tremoço e grão de bico. Bem cozidos, amassar no garfo.A quantidade é uma colher de sobremesa.

5- FOLHA ESCURA
Alternar entre almeirão, couve, espinafre, alface escura e agrião, salsinha, escarola e outras. Picar em moagem e jogar por cima de toda a papinha, fica bonito e ainda cumpre a função do ferro. Chamamos de toque do chef.

DICAS


  • Nao utilizar sal e nem outro tempero, os alimentos já tem seu próprio sal e sabor.
  • Primeiramente oferecer cada alimento separadamente, para que seu bebe conheça o sabor de cada um e somente depois de provar todos, oferecer papinhas misturadas.
  • Aos 6 meses inciar somente com sucos de laranja lima, tomate, beterraba, cenoura e melancia (100 ml por dia) + papinhas de frutas + papinha salgada no almoço, substituindo alguma mamadas. Ou conforme a orientação do seu pediatra.
  • Aos 7 meses se adiciona também a papinha salgada no jantar.
  • Nao fique triste se no primeiro dia da papinha o bebe recusar e fazer caretas, é normal e leva alguns dias para ele se familiarizar com a colher na boca e textura dos alimentos.
  • Na hora da alimentação é importante manter o local calmo, sem barulhos, televisão e muita conversa, para que o bebe não se distraia e preste atenção nos alimentos que esta recebendo.


Algumas fotos que fizemos durante o curso!

Chef Ana Paula que ministrou grandiosamente o curso!

Aqui fizemos a papinha com os grupos separados.


Papinha misturada.
Espero que tenham aproveitado muito o post!
Eu aprendi e aprimorei ainda mais o meu conhecimento sobre papinhas, muito obrigada chef Ana Paula e a todos da escola de gastronomia Menu!
Quem tiver oportunidade de fazer os cursos que a escola oferece nao ira se arrepender, vale muito, muito a pena!!
Super recomendo!!
O link para o site da escola é http://www.escolamenu.com.br/

Beijos e fiquem com Deus!

Aninha!









Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! As papinhas devem ser deliciosas e saudáveis para os bebês. Vou procurar em minha cidade algum lugar que ofereça esse tipo de curso.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!